Notícia de última hora: ao que o ICV (Independente das Cabeças Verdes) apurou, Maceira vai colocar a comissão de festas do Seixo 2009 em tribunal. Depois da desilusão de não poder ter cantado nem uma "modinha" com os Malho nem com outro conjunto da festa, Maceira não perdoou a comissão por ter rasgado o contrato vitalício que estipulava que Pedro Oliveira tinha direito a proceder à entrega dos prémios do torneio do Seixo, perdão, torneio das Cabeças Verdes. Segundo as suas palavras: "estou muito desapontado, tinham-me prometido que seria eu a apresentar a cerimónia, nem que fosse só em Setembro e falharam ao compromisso. A comissão defende-se: " Não podiamos entregar os troféus só em Setembro, muitos dos participantes são emigrantes e não poderiam estar presentes nessa altura."
Apesar de tudo Maceira não saiu só a perder nesta situação, porque apostou uma vaca em como seria Nelson Cadete a apresentar o certame. "Eles lá no Seixo são tão previsíveis, acham que seria um agricultor ou algum Aitarak das Cabeças Verdes a entregar as taças?"
Um porta-voz da comissão diz que não tem problemas nenhuns em enfrentar o tribunal, estima-se que o processo só será concluído em 2027, nessa altura já terão apresentado as contas e já Maceira será GNR no quartel do Seixo, possibilitando assim o saneamento do conflito e a desistência da indeminização.
À margem desta questão, um estudo científico da Escola das Cabeças Verdes financiado pelas FARCV (Forças Armadas Revolucionárias das Cabeças Verdes), calculou que só em 2031 é que a cerimónia da entrega será apresentada por alguém das Cabeças Verdes, isto tendo em conta múltiplas variáveis tais como a evolução demográfica, mudanças de preconceitos e miscigenação das populações. O estudo não tem efeitos práticos porque nessa altura as FARCV esperam já ser uma freguesia independente do concelho de Arganil ou de Arouca. Seremos um exclave, tal como Cabinda é um exclave de Angola.