segunda-feira, 27 de julho de 2009

O Bom, o Mau e o Vilão

Aí estão eles. São 3 para já, os candidatos ao poleiro da Junta de Freguesia do Seixo da qual faz parte a região autónoma das Cabeças Verdes cujo braço armado é a FARCV (Forças Armadas Revolucionárias das Cabeças Verdes).
O Bom, o Mau e o Vilão (The Good, The Bad and The Ugly) é o último filme da triologia dos dólares do realizador italiano Sergio Leone, datado de 1966 com Clint Eastwood como protagonista. Foi gravado no sul de Espanha, perto de Almeria por se assemelhar às paisagens do velho Oeste dos EUA. É um dos filmes do western spaghetti caracterizado por possuir uma banda sonora arrebatadora do compositor Ennio Morricone. Conta a história de 3 foras da lei que buscam um tesouro roubado, tendo como pano de fundo um país desvastado pela guerra civil. O duelo final está muito bom e podem apreciá-lo no vídeo aqui em baixo.
Ao que o ICV apurou, a história pode-se repetir, não com foras da lei, nem com tesouro, mas com 3 personagens distintas e uma Junta de Freguesia para alcançar. Estão ainda à procura dum realizador visto que Sergio Leone já morreu nos anos 80. Existem negociações com o grupo coral da Igreja e com os Alcarnachos para ver quem faz a banda sonora. Os papéis de Bom, Mau e Vilão é que não estão ainda distribuídos. No filme o Bom tem uma simbiose com o Vilão, enquanto que o Mau está posto de parte. Na vida real, um candidato é independente enquanto os outros são partidários. Um candidato é do Seixo enquanto os outros dois são das Cabeças Verdes. Um candidato nunca esteve na Junta enquanto que os outros dois já lá estiveram. Dois deles já foram amigos enquanto o outro dá-se moderadamente com todos. Um candidato vai ganhar enquanto os outros dois vão dar luta só. Um é aposentado e os outros fazem parte da população activa. Um gosta de bola e os outros não vão muito à bola. Ao que parece, os 3 sabem conduzir tractores. Pelo menos dois, gostam de mandar. Dois já têm as cores dos cartazes programadas (rosa e laranja), o outro está indeciso entre o laranja clarinho ou o laranja mais escuro, porque ainda não viu a tonalidade da cor do outro. Pelos vistos só um sabe que o tesouro (a presidência da Junta) está na campa sem nome (Unknown) ao lado da campa de Arch Stanton. O ICV está muito hesitante em escolher qual é o Bom, visto que nenhum quer ostentar a bandeira da Região Autónoma das Cabeças Verdes durante a campanha.
Entretanto já se nota o frenesim para se angariar membros para as listas. André Baterrabas, morador das Cabeças Verdes contou ao ICV: "os três já me convidaram para fazer parte das listas mas eu tive que declinar o convite de todos. Se fossem só dois aceitava, mas fazer parte de 3 ao mesmo tempo era incompatível com a minha vida. Depois quem é que me ia ordenhar as vacas?"
É possível que os 3 candidatos vão ao interior da Selva das Cabeças Verdes para negociar apoio com um membro das FARCV, mas adivinha-se difícil sair de lá inteiro devido à concentração de caçadeiras por metro quadrado que há para lá do Largo do Zé Velho.
Espera-se um duelo desiquilibrado mas com muita emoção, à boa maneira da Baleira Texas.